6 de junho de 2012

MOSTRA O LIXO TEM MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO: DIÁRIO DUM CARROCEIRO SERÁ REALIZADO EM COOPERATIVA DE CATADORES DE ASSIS NO DIA 08/06 ÀS 16H 30.

Parceria firmada entre a Circus (Circuito de Interação de Redes Sociais) e a Coocassis (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis) trazem para a Mostra O Lixo o espetáculo Diário dum Carroceiro.
Dentro da programação da Mostra O Lixo, realizada pela CIRCUS, a peça de teatro Diário Dum Carroceiro que estava agendada para acontecer no Galpão Cultural foi realocada para a COOCASSIS (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Assis e Região) que se localiza no Parque de Reciclagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “José Santilli Sobrinho”, na Rua Benedito Pires, Km 1 (início da estrada Assis – Cândido Mota).  Já que a peça será realizada em espaço aberto e durante o dia, adiantamos em 30 minutos o horário de seu início (16h30). Além dos cooperados da COOCASSIS, já temos confirmada a presença dos catadores da ASCAM (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Maracaí) e RECICAM (Associação dos Cataores de Materiais Recicláveis de Cândido Mota). A apresentação também será aberta ao público, que terá a oportunidade de conhecer os bastidores do trabalho destes catadores que passam toda semana por nossas casas para recolher os materiais que descartamos.
DIÁRIO DUM CARROCEIRO conta a história de Quim, um catador de materiais recicláveis, que vive em situação de rua. A carroça é seu trabalho e o diário seu amigo. Na rotina das ruas, Quim enfrenta e reflete sobre a cidade despreparada para sua realidade. Com traços de humor e ar crítico nos leva a um novo olhar para as metrópoles e para esta dura situação. Com seriedade e graça a peça emociona o público, sem apoiar-se no drama, e sim na dignidade e na força do trabalho invisível das pessoas que limpam a nossa cidade.
Em 2012 o espetáculo faz 06 anos que está no circuito cultural sendo elogiado, homenageado e muito bem avaliado pela critica e pelo público. O espetáculo em 2006 era a primeira produção profissional de um texto escrito por um morador de rua.
Talvez a peça continue sendo a única. Mas o que lhe faz única foi o exercício criativo do autor Sebastião Nicomedes de transformar a vida na rua em arte com graça, protestos, tragédias e muito humor. Transformar a realidade em arte é uma arte.
A Cia Um Brasil convidou nomes renomados e reconhecidos artisticamente para gerar uma ambiente teatral no nível de qualquer outro espetáculo do Circuito. O resultado foi “Diário dum Carroceiro”, peça reprisada em diversos meios de comunicação, vista por moradores de rua, classe média e o presidente Lula e seus ministros.
Uma Turnê Estadual e uma Turnê Nacional.
Hoje a missão artística da peça foi alcançada, agradar o público. Outro objetivo é contribuir para transformar ou intervir na melhoria da população de rua e catadores também. E humana, onde um escritor sem acesso a meios de produção de dentro de um albergue, encontrou um caminho de levantar-se através da tinta e do papel. Hoje Sebastião Nicomedes, natural da cidade de Assis, trabalha para institutos, escreve em blog´s e jornais e palestra sobre a população de rua.
Um espetáculo construído com a matéria prima da felicidade, com arte e humanidade para ver, curtir e refletir.
Diário dum Carroceiro | Cia.Um Brasil (São Paulo – SP)
Dia: 08/06 | Horário: 16h30
Local: COOCASSIS – Parque de Reciclagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “José Santilli Sobrinho”
Endereço: Rua Benedito Pires, Km 1 (início da estrada Assis – Cândido Mota)
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: