15 de janeiro de 2013


VOCÊ É LIVRE?


O que é liberdade? Se fizéssemos essa pergunta a um detento ele teria uma resposta? Um jornalista num regime ditatorial daria outra argumentação? Se perguntássemos, ainda, a um filósofo, ele daria a sua definição, talvez igual à dada pelo existencialista Sartre que afirma que somos condenados a ser livres?

Mas o que é liberdade? Como ser livre? E mais, como ser livre e ético? Num mundo de tantas “facilidades”.

Primeiro vamos definir o que precisamos efetivamente para exercitar a nossa liberdade ética?

Você controla a sua vida? Se sim se considere eticamente livre e autônomo. Se não tente mudar o quanto antes e tome posse da sua vida e suas decisões.

Lembre que você existe no tempo e no espaço, o tempo convencionalmente foi dividido em presente, passado e futuro. Se você perder a sua autonomia (controle de si) você perderá a força para enfrentar as dificuldades que virá. Se você perder a força, não vivera com fecundidade o momento presente e, se não viver o momento do agora baseado em seus valores, estará enterrando para sempre o seu passado e dificilmente conseguira ser livre nem no presente, muito menos no futuro. O passado é o ontem e nada podemos fazer ou mudar, o futuro será o amanhã que não sabemos se será ensolarado e florido, nublado ou opaco.

Toda liberdade implica escolha, e não há escolha sem responsabilidades e responsabilidades nos remetem as consequências éticas boas ou más. A ética não é uma massiva santificação das pessoas. Nunca pode ser vista como uma força, forjadora de decisões, inibidoras da liberdade.

E você é livre? Age eticamente?

Nenhum comentário: