8 de outubro de 2013

DIALÉTICA E LIBERDADE


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4[i]
fonte: Google Imagens

A concepção Dialética da Liberdade

Leitura e analise de texto

DIALÉTICA E LIBERDADE

O problema da liberdade diz respeito à concepção que se tem do homem e de seu papel (ativo ou passivo) na história. Na perspectiva do materialismo histórico dialético, o homem é o conjunto das relações sociais, uma vez que ele (homem) não pode ser concebido como um ser abstrato, isolado, destacado do mundo concreto em que vive (como pode nos fazer pensar a perspectiva do libertarismo). Ao entender que é homem que se faz pelas relações sociais, reconhecemos que ele (homem) não está imune às circunstâncias em que vive e às relações sócias que estabelece com seus semelhantes. Pelo contrário, ele é, em grande medida, produto dessas relações e transforma-se continuamente com as transformações dessas relações. O homem da sociedade capitalista não é o mesmo do feudalismo, que, por sua vez, não é o mesmo do escravismo, que não é o mesmo das comunidades primitivas. Podemos dizer, portanto que o homem é determinado pelas relações sociais ou que ele é socialmente determinado.

Mas, como vimos, a dialética supõe a contradição e ação recíproca entre os elementos de uma dupla de contrários. Portanto, conceber o homem dialeticamente implica entender que a relação dele com a História, com a sociedade, com a natureza, com os outros homens, enfim, com a realidade que o cerca é também contraditória e de mútua determinação. Assim, se as relações sociais produzem os homens, assim também os homens produzem as relações sociais que vivenciam. Ou, mais fielmente às palavras de Marx e Engels “[...] as circunstâncias fazem os homens, assim como os homens fazem as circunstâncias. “

Assim, do ponto de vista da dialética, o homem tem papel ativo na determinação das circunstâncias em que vive. Mas, como ele é também socialmente determinado, cabe perguntar: Em que medida ele é realmente capaz de alterar as relações sociais de que participa? Até onde vai o seu poder de fazer a História? Com que grau de liberdade ele o exerce? De acordo com Marx “Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles quem escolhe as circunstâncias sob as quais ela é feita, mas estas lhe foram transmitidas assim como se encontram. “ Não se trata, portanto, de um poder ilimitado, absoluto, tampouco de um poder irrisório, insignificante, nulo.

Concluindo, podemos dizer que a perspectiva dialética permite superar tanto a onipotência do libertarismo quanto a impotência do determinismo, colocando sobre nossos ombros a exata medida de responsabilidade que nos cabe na construção de nosso destino. De fato, não podemos tudo. Mas há algo que podemos, a partir das condições objetivas em que nos encontramos. E a nesta margem relativa de possibilidades limitadas que podemos fazer valer a nossa liberdade.

Responda:

1.     O que significa dizer que o homem é um “conjunto de relações sociais”?

2.     Como a concepção dialética procurou superar a contradição entre libertarismo e determinismo? Posicione-se.



[i] Caderno do Aluno, volume 03. 3ª série do Ensino Médio. Filosofia – Ciências Humanas.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE – SP.

2 comentários:

Loren de Carmo Rezende disse...

1 - De fato o homem é um conjunto de relações sociais, ele está na sociedade, ele é determinado pelas relações sociais.

2- Do ponto de vista da dialética, o homem tem papel ativo na determinação das circunstâncias em que vive. A perspectiva dialética permite superar tanto a onipotência do libertarismo quanto a impotência do determinismo

Letícia Colonheze E.E. Rachid Jabur Cândido Mota- SP disse...

1 - Quer dizer que o homem não pode se isolar ou ser isolado, ele tem papel ativo no determinação das circunstâncias onde vive.

2 - A dialética procura ficar no meio termo nos dando a opção de escolher as circunbstâncias que vamos viver