SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1[i]
DESIGUALDADE SOCIAL E IDEOLOGIA
Leitura
e análise de texto (página 7)
“[...] O valor da força de trabalho
era determinado não apenas pelo tempo de trabalho necessário para manter um
trabalhador adulto individualmente,
mas também pelo tempo necessário para manter uma família .
O maquinário, ao jogar todos os
membros dessa família no mercado de trabalho, expande o valor da força de
trabalho do homem para toda a sua família, depreciando, assim, sua força de trabalho.
Comprar a força de trabalho de uma
família de quatro operários custa, talvez, mais caro do que comprar a força
de trabalho do chefe da família no passado, mas, em compensação, quatro dias
de trabalho substituem o de um dia, e seu preço cai em proporção ao excedente
de trabalho de quatro do que em relação ao excedente de trabalho de um
operário. Para que a família possa viver, quatro pessoas precisam agora não
apenas trabalhar, mas consumir trabalho excedente para o capitalista. Vemos
assim que o maquinário, ao aumentar o material humano que forma o principal objeto
da força exploradora do capital, ao mesmo tempo eleva o grau de exploração.
[...]”.
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[i] 1ª série do Ensino Médio. Caderno
do Aluno. Volume 4. Filosofia – Ciências Humanas. Secretária do Estado de São
Paulo. Aula ministrada pelo professor Márcio Alexandre da Silva, na Escola
Estadual Rachid Jabur
Fonte:
Imagens Google, do filme Tempos Modernos com Charles Chaplin
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