1 de novembro de 2013

DESIGUALDADE SOCIAL E IDEOLOGIA



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1[i]
DESIGUALDADE SOCIAL E IDEOLOGIA

Leitura e análise de texto (página 7)


“[...] O valor da força de trabalho era determinado não apenas pelo tempo de trabalho necessário para manter um trabalhador  adulto individualmente, mas também pelo tempo necessário para manter uma família .
 O maquinário, ao jogar todos os membros dessa família no mercado de trabalho, expande o valor da força de trabalho do homem para toda a sua família, depreciando, assim, sua força de trabalho.
Comprar a força de trabalho de uma família de quatro operários custa, talvez, mais caro do que comprar a força de trabalho do chefe da família no passado, mas, em compensação, quatro dias de trabalho substituem o de um dia, e seu preço cai em proporção ao excedente de trabalho de quatro do que em relação ao excedente de trabalho de um operário. Para que a família possa viver, quatro pessoas precisam agora não apenas trabalhar, mas consumir trabalho excedente para o capitalista. Vemos assim que o maquinário, ao aumentar o material humano que forma o principal objeto da força exploradora do capital, ao mesmo tempo eleva o grau de exploração. [...]”.



Assista ao filme Tempos Modernos com Charles Chaplin para colaborar nas obtenções da sua resposta. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=D_kpovzYBT8




[i] 1ª série do Ensino Médio. Caderno do Aluno. Volume 4. Filosofia – Ciências Humanas. Secretária do Estado de São Paulo. Aula ministrada pelo professor Márcio Alexandre da Silva, na Escola Estadual Rachid Jabur

Fonte:

Imagens Google, do filme Tempos Modernos com Charles Chaplin

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