15 de setembro de 2013

MUNDO REAL (FÍSICO) MUNDO IDEAL (VIRTUAL)




Introdução

Faremos à distinção entre mundo real e ideal do ponto de vista platônico.

ETAPA I – MUNDO REAL (FÍSICO) MUNDO IDEAL (VIRTUAL)
 

ATIVIDADE 1 – MUNDO REAL PLATÔNICO

O mundo real é o que Platão denomina mundo físico. Temos contato com esse mundo por meio dos nossos sentidos. O que existe no mundo real são cópias arquetípicas do mundo real. Nesse mundo a essência é a forma física particulares, existente no tempo e no espaço.
Platão considera esse mundo (real) inferior, pois o conhecemos pelo sentir, e a sensibilidade pode nos enganar. 

ATIVIDADE 2 – MUNDO IDEAL PLATÔNICO´
O mundo ideal, tem sua em sua essência imaterialidade. Tudo que há no mundo físico tem seu arquétipo no mundo ideal. Essas não existem nem no tempo e espaço físico. Elas possuem forma que Platão compreendia como essência eterna, universal e imutável.
Platão considera esse mundo (ideal) superior, pois o conhecemos pela mente.
Sugestão de atividade
Objetivo:
Pesquisar a teoria dos mundos platônicos.
Conteúdos:
- mundo real em Platão
- mundo ideal em Platão
Desenvolvimento:
1º e 2º passos: pesquise na internet o mundo real.
3º passo: posteriormente pesquise na internet o mundo ideal.
4º Elenque as ideias centrais de cada mundo platônico.
6º passo: promova um debate sobre os temas neste blog.
7º passo: cada grupo escreverá um artigo relacionando o mundo ideal com o mundo virtual.
8º passo: esse artigo escrito a “quatro mãos” será postado no blog.


(Uel 2011)  Leia o texto a seguir.
Platão, em A República, tem como objetivo principal investigar a natureza da justiça, inerente à alma, que, por sua vez, manifesta-se como protótipo do Estado ideal. Os fundamentos do pensamento ético-político de Platão decorrem de uma correlação estrutural com constituição tripartite da alma humana. Assim, concebe uma organização social ideal que permite assegurar a justiça. Com base neste contexto, o foco da crítica às narrativas poéticas, nos livros II e III, recai sobre a cidade e o tema fundamental da educação dos governantes.            No Livro X, na perspectiva da defesa de seu projeto ético-político para a cidade fundamentada em um logos crítico e reflexivo que redimensiona o papel da poesia, o foco desta crítica se desloca para o indivíduo ressaltando a relação com a alma, compreendida em três partes separadas, segundo Platão: a racional, a apetitiva e a irascível.
Com base no texto e na crítica de Platão ao caráter mimético das narrativas poéticas e sua relação com a alma humana, é correto afirmar:
a) A parte racional da alma humana, considerada superior e responsável pela capacidade de pensar, é elevada pela natureza mimética da poesia à contemplação do Bem.   
b) O uso da mímesis nas narrativas poéticas para controlar e dominar a parte irascível da alma é considerado excelente prática propedêutica na formação ética do cidadão.   
c) A poesia imitativa, reconhecida como fonte de racionalidade e sabedoria, deve ser incorporada ao Estado ideal que se pretende fundar.   
d) O elemento mimético cultivado pela poesia é justamente aquele que estimula, na alma humana, os elementos irracionais: os instintos e as paixões.   
e) A reflexividade crítica presente nos elementos miméticos das narrativas poéticas permite ao indivíduo alcançar a visão das coisas como realmente são.  

Coloque sua resposta no comentário e como chegou ao resultado.

Nenhum comentário: