Introdução
Faremos à distinção entre
mundo real e ideal do ponto de vista platônico.
ETAPA I – MUNDO REAL (FÍSICO) MUNDO IDEAL (VIRTUAL)
Fonte: HTTP://imagens.google.com.br
ATIVIDADE 1 – MUNDO REAL PLATÔNICO
O mundo real é o que Platão denomina
mundo físico. Temos contato com esse mundo por meio dos nossos sentidos. O que
existe no mundo real são cópias arquetípicas do mundo real. Nesse mundo a
essência é a forma física particulares, existente no tempo e no espaço.
Platão considera esse mundo (real)
inferior, pois o conhecemos pelo sentir, e a sensibilidade pode nos
enganar.
ATIVIDADE 2 – MUNDO IDEAL PLATÔNICO´
O mundo ideal, tem sua em sua essência imaterialidade. Tudo que
há no mundo físico tem seu arquétipo no mundo ideal. Essas não existem nem no
tempo e espaço físico. Elas possuem forma que Platão compreendia como essência
eterna, universal e imutável.
Platão considera esse mundo (ideal)
superior, pois o conhecemos pela mente.
Sugestão de atividade
Objetivo:
Pesquisar a teoria dos mundos
platônicos.
Conteúdos:
- mundo real em Platão
- mundo ideal em Platão
Desenvolvimento:
1º e 2º passos: pesquise na internet
o mundo real.
3º passo: posteriormente pesquise na
internet o mundo ideal.
4º Elenque as ideias centrais de cada
mundo platônico.
6º passo: promova um debate sobre os temas
neste blog.
7º passo: cada grupo escreverá um
artigo relacionando o mundo ideal com o mundo virtual.
8º passo: esse artigo escrito a
“quatro mãos” será postado no blog.
(Uel 2011) Leia o
texto a seguir.
Platão, em A
República, tem como objetivo principal investigar a natureza da justiça,
inerente à alma, que, por sua vez, manifesta-se como protótipo do Estado ideal.
Os fundamentos do pensamento ético-político de Platão decorrem de uma
correlação estrutural com constituição tripartite da alma humana. Assim,
concebe uma organização social ideal que permite assegurar a justiça. Com base
neste contexto, o foco da crítica às narrativas poéticas, nos livros II e III,
recai sobre a cidade e o tema fundamental da educação dos
governantes.
No Livro X, na perspectiva da defesa de seu projeto ético-político para a
cidade fundamentada em um logos crítico e reflexivo que redimensiona o papel da
poesia, o foco desta crítica se desloca para o indivíduo ressaltando a relação
com a alma, compreendida em três partes separadas, segundo Platão: a racional,
a apetitiva e a irascível.
Com base no texto e na crítica de
Platão ao caráter mimético das narrativas poéticas e sua relação com a alma
humana, é correto afirmar:
a) A parte racional
da alma humana, considerada superior e responsável pela capacidade de pensar, é
elevada pela natureza mimética da poesia à contemplação do Bem.
b) O uso da mímesis
nas narrativas poéticas para controlar e dominar a parte irascível da alma é
considerado excelente prática propedêutica na formação ética do cidadão.
c) A poesia
imitativa, reconhecida como fonte de racionalidade e sabedoria, deve ser
incorporada ao Estado ideal que se pretende fundar.
d) O elemento
mimético cultivado pela poesia é justamente aquele que estimula, na alma
humana, os elementos irracionais: os instintos e as paixões.
e) A reflexividade
crítica presente nos elementos miméticos das narrativas poéticas permite ao
indivíduo alcançar a visão das coisas como realmente são.
Coloque
sua resposta no comentário e como chegou ao resultado.
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