Introdução
Esse
caderno esta ótimo, bem elaborado e fundamento numa linguagem acessível sem
perder a profundidade.
Numa equação acontece o mesmo,
só que com caracteres lógicos, reais segundo Hegel, mas sem existência concreta
só abstrata. Vejamos: 1 + 2 = 3. Um é unidade; dois é dualidade; três não é
unidade e também não é dualidade, embora contenha esses conceitos dentro de si.
Assim, o movimento
provocaialética é a razão da existência do ser humano. O ser humano é a síntese
entre a razão e a sua aparição que é a matéria: uma manifestação com capacidade
de raciocínio. Para Hegel, o ser humano é a manifestação de um ser lógico que
ele chama de Espírito.
Os seres humanos são, num
primeiro momento, egoístas, instrumentais, voltados para si mesmos. Neste
momento histórico Hegel diz que os seres humanos são a manifestação do Espírito
Subjetivo. A contradição dialética imediatamente aparece: o ser é egoísta
porque há outros seres em volta. Não haveria como ser egoísta se um ser existe
sozinho, o egoísmo é uma relação de um ser para outros seres. Isso gera uma
sequência de angústias que contrapõem um ser único para outros seres. Aparecem,
necessariamente, noções de pertinência para coexistir numa multiplicidade: são
as noções da ética. De fato, entender-se como parte de um grupo exige uma
postura de comunhão com o todo. Essa força de oposição ao Espírito Subjetivo é
o que Hegel chama de Espiríto Objetivo e a sua manifestação é o Estado que é
uma comunhão de entes individuais. O ser humano que compreende essa necessidade
de unir-se ao todo, de comungar com a sociedade, percebendo que o ser único é
criatura do ser coletivo ao qual participa ativamente, é a manifestação do
Espírito Absoluto. Então, o Espírito Absoluto é o momento de síntese entre o
Espírito Subjetivo, egoísta e autocrático, com o Espírito Objetivo, que é a
comunidade representada pelo altruísmo e pelo consenso.Porém, é necessário haver liberdade para que
esse movimento dialético entre Espírito Subjetivo e Espírito Objetivo aconteça,
condição básica para qualquer movimento transformador. Esse é o legado mais
importante de Hegel: a liberdade é condição necessária para a viagem do
Espírito, mas não a liberdade total, que é mera manifestação do egoísmo do
Espírito Subjetivo, mas a liberdade que é instituída pelo consenso numa
comunidade. A adequada liberdade é a condição necessária imposta pelo universo
para progredirmos para Espíritos Absolutos.
Sandro diz fundamentado em Hegel – o sistema lógicos de sucessões é o que ela chama de dialética. Depois ele aprofunda o espírito na concepção hegeliana. Em seguida aborda a dialética de forma clara, citando: “a liberdade é condição necessária para a viagem do Espírito, mas não a liberdade total, que é mera manifestação do egoísmo do Espírito Subjetivo, mas a liberdade que é instituída pelo consenso numa comunidade.”
Sandro diz fundamentado em Hegel – o sistema lógicos de sucessões é o que ela chama de dialética. Depois ele aprofunda o espírito na concepção hegeliana. Em seguida aborda a dialética de forma clara, citando: “a liberdade é condição necessária para a viagem do Espírito, mas não a liberdade total, que é mera manifestação do egoísmo do Espírito Subjetivo, mas a liberdade que é instituída pelo consenso numa comunidade.”
ETAPA I – A CONCEPÇÃO DA
LIBERDADE
A maldade é uma parte
constitutiva da essência humana, e é um dos temas desta edição de Filosofia
Ciência & Vida. Saiba qual o pensamento do idealista Georg Wilhelm
Friedrich Hegel sobre a maldade e qual a sua relação com o exercício da
liberdade.
Veja ainda, a
opressão do tempo, pensadores comentam a angústia de correr contra o relógio,
fato que se tornou o fenômeno da modernidade; os males da corrupção, um
problema que pode estar associado à cultura de impunidade e falta de educação;
e muito mais.
Atividade possível 1:
A partir do filme
"Boa noite, boa sorte" (Good Night, and Good Luck), dirigido por
George Clooney, proponho a discussão da ação do movimento dialético, que se dá
entre a liberdade de expressão e a censura na mídia jornalística. O resultado
final do embate foi uma auto-censura da mídia, ou seja, os canais jornalísticos
passaram a censurar internamente as notícias antes delas serem divulgadas.
Atividade em revisão, por favor, aguarde em breve
atualizaremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário