18 de outubro de 2013

PARA COMEÇO DE CONVERSA



PARA COMEÇO DE CONVERSA[i]

Caro aluno,



Exemplo de não cidadania na foto vândalo picha muro na cidade de Assis

FOTO, SITE: ASSIS CITY
 
Neste último caderno, concluiremos a temática da cidadania, que temos discutindo desde o início do ano letivo. Porém, o enfoque agora é outro: se antes a preocupação foi compreender de que forma a cidadania foi construída histórica e socialmente, agora buscamos exatamente o oposto, investigando e analisando práticas contemporâneas que vão na direção contrária do que entendemos hoje por o que é ser cidadão. Nesse sentido, a pergunta que direciona as duas primeiras Situações de Aprendizagem é: O que é não cidadania? Ela busca propor temas para reflexões e debates que tratam de práticas e situações em que estão configuradas a violação e a não garantia de direitos, evidenciando uma clara cisão entre a condição de cidadania e a de não cidadania. Essa ocorrência coloca em questão o Estado democrático de direito e o tipo de sociedade que efetivamente desejamos. Na última Situação de aprendizagem, passaremos a um enfoque mais positivo, abordando como o pensamento e as ações políticas de três grandes personalidades abriram caminho para mudanças em seus contextos históricos e sociais de origem. O foco da discussão será o papel social e politicamente transformador da esperança e do sonho, traduzido nas biografias de Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Martin Luther King


Exemplo de cidadania, na foto Associação da Prudenciana, Assis, SP, discute benfeitorias no bairro.



[i] Caderno do Aluno, volume 04. 1ª série do Ensino Médio. Sociologia – Ciências Humanas.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE – SP.

Nenhum comentário: