PARA COMEÇO DE CONVERSA[i]
Caro aluno,
Exemplo de não cidadania na foto vândalo picha muro na cidade de Assis
FOTO, SITE: ASSIS CITY
Neste último
caderno, concluiremos a temática da cidadania, que temos discutindo desde o
início do ano letivo. Porém, o enfoque agora é outro: se antes a preocupação
foi compreender de que forma a cidadania foi construída histórica e
socialmente, agora buscamos exatamente o oposto, investigando e analisando
práticas contemporâneas que vão na direção contrária do que entendemos hoje por
o que é ser cidadão. Nesse sentido, a pergunta que direciona as duas primeiras
Situações de Aprendizagem é: O que é não
cidadania? Ela busca propor temas para reflexões e debates que tratam de
práticas e situações em que estão configuradas a violação e a não garantia de
direitos, evidenciando uma clara cisão entre a condição de cidadania e a de não
cidadania. Essa ocorrência coloca em questão o Estado democrático de direito e
o tipo de sociedade que efetivamente desejamos. Na última Situação de
aprendizagem, passaremos a um enfoque mais positivo, abordando como o
pensamento e as ações políticas de três grandes personalidades abriram caminho
para mudanças em seus contextos históricos e sociais de origem. O foco da
discussão será o papel social e politicamente transformador da esperança e do
sonho, traduzido nas biografias de Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Martin
Luther King
[i]
Caderno do
Aluno, volume 04. 1ª série do Ensino Médio. Sociologia – Ciências Humanas.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE – SP.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE – SP.
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