AULA DE FILOSOFIA
Tema: Como incluir, socialmente os milhões de afrodescendentes do Brasil?
Tema: Como incluir, socialmente os milhões de afrodescendentes do Brasil?
PLANO DE AULA
Houve uma leitura compartilhada
Leitura individual
Formação dos grupos
Produção de texto
ATIVIDADE
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 2 – REFLEXÃO SOBRE O RACISMO – FILOSOFIA VOLUME 3
Foram apresentados
dados sobre os índices de escolaridade entre cor e raça segundo definições do IBGE,
expectativa de vida entre negros e brancos e o nível de mortalidade infantil em
que as negras têm 66% de possibilidade de morrer do que a criança branca.
Tudo isto com base no
Caderno do Aluno, Volume 3, 2º ano do Ensino Médio, da Secretaria do Estadual
de Educação de São Paulo, ano de 2013, páginas 9 e 10.
ATIVIDADE DE FILOSOFIA[i]
O
racismo não tem como consequência apenas a separação entre pessoas diferentes;
o racismo é um conjunto de práticas que interferem diretamente na condição de
vida de grande parte da população brasileira e mundial, acarretando modos de
vida baseados em injustiças sociais, ausência de direitos e dificuldades
materiais perversas. Observe os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) e os dados do Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (PNUD), disponíveis no respectivos sites: HTTP://www.ibge.gov.br
e HTTP://www.pnud.org.br.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aspectos analisado | Brasil | Cor ou raça*
| Branca| Preta | Parda |
Taxa de analfabetismo |
das pessoas de 15 anos | |10,0|
| 6,1 |
| 8,1 | | 14,1 |
ou mais. |
Média de anos de estudo|
Das pessoas de 15 anos
| | 7,3 | |8,1| |6,4| |6,3|
Ou mais |
Pessoas com 25 anos ou |
Mais que concluíram o
| |9,0| |13,4| | 4,0|
Ensino superior
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O racismo não tem como consequência apenas a separação entre
pessoas diferentes; o racismo é um conjunto de práticas que interferem
diretamente na condição de vida de grande parte da população brasileira e
mundial, acarretando modos de vida baseados em injustiças sociais, ausência de
direitos e dificuldades materiais perversas. Observe os dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados do Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), disponíveis no respectivos sites: HTTP://www.ibge.gov.br
e HTTP://www.pnud.org.br.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aspectos analisado | Brasil | Cor ou raça*
| Branca| Preta | Parda |
Taxa de analfabetismo |
das pessoas de 15 anos | |10,0|
| 6,1 |
| 8,1 | | 14,1 |
ou mais. |
Média de anos de estudo|
Das pessoas de 15 anos
| | 7,3 | |8,1| |6,4| |6,3|
Ou mais |
Pessoas com 25 anos ou |
Mais que concluíram o
| |9,0| |13,4| | 4,0|
Ensino superior |
*As terminologias desta tabela são utilizadas pelo IBGE.
Fonte: IBGE. Pesquisa por
Amostra de Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. Disponível em: HTTP://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2008/indic_sociais2008.pdf.
Acesso em: 4 mar. 2012.
Expectativa de vida (idade)
Mulher branca |
73,8|
Mulher negra | 69,5|
Homem branco|
68,2|
Homem negro |
63,2|
Brasil: esperança de vida ao nascer, por sexo e cor/raça.
Fonte dos dados: IBGE. Censos de 1980,1991 e 2000 In: Pnud.
Atlas Racial Brasileiro. Pnud, 2004. Disponível em: HTTP://www.pnud.org.br/publicacoes/atlas_racial/ARB-Esperanca_de_Vida.doc
Acesso em: 4 mar. 2013.
Mortalidade infantil (Até 1 ano de idade)
Crianças negras têm 66% mais
possibilidades de morrer
Fonte de dados: PNUD. Atlas Racial Brasileiro. Brasília:
Pnud,2004.
Depois de analisar os dados, discuta com seus colegas a
seguinte questão: No Brasil, há preconceito racial? Encerrada a discussão,
elabore uma redação uma folha avulsa, com o seguinte tema: Como incluir,
socialmente, os milhões de afro descentes do Brasil?
Essa redação pode transformar-se em um artigo para ser
divulgado em mural ou meio impresso, caso sua escola já organize um jornal.
Pode ser divulgado também em um blog
na internet no qual você e seus amigos defendam igualdade de direitos para
todos.
[i] Conteúdo retirado do Volume 3, do caderno
do Aluno da Apostila do Governo do estado de São Paulo, edição 2013.
FOTOS
7 comentários:
Filosofia
Tema: Como incluir, socialmente os milhões de afrodescendentes do Brasil.
Como no mundo, no Brasil também há preconceito racial pela sociedade, economicamente e politicamente.
A falta de inclusão de pessoas negras na sociedade deixa cada vez, mais eles sem poder se desenvolver e ter as mesmas oportunidades de todas as outras pessoas.
O que poderia acontecer para incluir mais os afrodescendentes, é oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, com mais incentivo de inclusão, pois normalmente poucos se interessam em se profissionalizar, e a minoria são negros.
Quando pensamos em pobreza, logo nos vem à cabeça uma família negra, uma senhora com vários filhos morando em um casebre, a falta de informação para essas pessoas, deixam-nas sem escolha de um trabalho melhor, a integração dessas pessoas na sociedade é muito importante para a diminuição da pobreza no Brasil.
Com a integração de mais possibilidades de profissionalizações e incentivos para essas pessoas, maior valorização elas terão e menos pobreza haverá no país, diminuindo a desigualdade social racial.
Caroline Teodoro de Souza
Boa reflexão aluna Caroline.
O que você pensa das cotas de negros nas universidades?
Então, como foi citado no texto acima o porcentual de negros nas instituições de ensino é muito baixa devido o nível de pobreza, o correto seria inclui-los dentro essa faculdades da mesma forma que se inclui as pessoa brancas que por acaso não ha diferença nenhuma entre elas.
Afrodescendente: Uma herdade negada
O Brasil conta em média com mais de um milhão de negros distribuídos por km², dentre esses negros há também uma porcentagem significativa de índios o que torna o nosso país , uma terra micegenada.
No entanto, a desigualdade social(aos negros em especial) não é equivalente a predominância dos mesmos em território nacional ,o que nos infere a seguinte questão: o que fazer para incluir dignamente essa população negra , que tanto contribui para o crescimento econômico do nosso país?
bem, milhares de ideias circundam a minha mente nesse momento. É mais do que forçoso lutar por uma inclusão social, é doloroso ; pois o racismo é uma mancha no seio da nação, que reconhece a escravidão e o preconceito, mas que não fazem absolutamente coisa alguma para modificar a situação .
Eu não acredito que para iniciar esse trabalho de inclusão social, seja preciso que venhamos adotar práticas políticas que incubem educação sadia , atividades artísticas , conscientização dos grandes educadores em reconhecer esses negros como seres capacitados o suficiente para crescer na área profissional após a conclusão de um curso superior , e a benevolência do mercado de trabalho em contratar esses profissionais.
Esperamos contar com um Brasil que não negue essa herdade etnológica e cultural, por que o país, só vai crescer quando aceitar suas origens.
Nomes: Isabela Cristina Fernandes
Thais Pires dos Santos
Paloma Stéfanni de Carvalho
Série: 2° A
Filosofia
Negro na sociedade
Vivemos num mundo cercado de preconceitos, de desigualdade social, crimes e matanças. Mas dentre todas essas calamidades existentes, há uma que infelizmente ainda se destaca. Ela se chama racismo. Mediante todas as informações que temos no mundo contemporâneo, os negros ainda são recusados por pessoas e empresas apenas por sua cor e carga histórica.
Antigamente, a situação dos Afros-descendentes era muito mais precária. Viviam em péssimas condições, levavam chibatas como punição; Entretanto, quando a cana-de-açúcar começou a ser valorizada, esses negros começaram a ganhar seu espaço na sociedade parcialmente. "A sensibilidade despertada pelo sabor açucarado e os lucros advindos desse comércio motivaram a construção de uma sociedade, em que o mais português dos preconceitos não resistiu às tentações do suor escravo", ressaltou Gilberto Freire, geólogo e filósofo das causas naturais.
Acredito que esses seres humanos como todos nós devem ser aceitos na sociedade sem preconceito algum. Devem ter mais oportunidade de estudo, serem aceitos em cargos de alto escalão, quando capacitados e principalmente serem tratados como todos nos, afinal, o que muda uma cor na sociedade?
Obrigado Caroline pelo seu comentário.
Isabela, Thais Pires e Paloma parabéns pela belíssima reflexão.
Postar um comentário